CLC-6 / CLC-7 / CLC- 5


Cultura, Língua e Comunicação 

   Esta UFCD é dividida por quatro de DR (Domínio de Referência) cada uma. No módulo de CLC 6, os temas abordados eram sobre questões relacionadas com mobilidade e urbanismo, mobilizando recursos linguísticos e comunicacionais no reconhecimento das funcionalidades dos diversos sistemas de ordenamento, de existências do planeamento urbano das oportunidades de trabalho em contextos urbanos e de enriquecimento cultural que os fluxos imigrativos geram, interpretando-os como fatores que reforçam a qualidade de vida.
Trabalho de CLC 5
 No módulo de CLC 7 aprendi como agir em contextos diversificados conseguindo identificar os principais fatores que afetam quer a mudança social, quer a evolução dos percursos individuais e sendo capaz de mobilizar saberes relativos à ciência e a dinâmicas institucionais de modo a poder formular opiniões críticas perante variadas questões. 
 Em CLC 5, todo o módulo foi baseado nas novas telecomunicações e novas tecnologias.
  Aprendi muitas coisas novas nesta UFCD e, em alguns dos temas, aprendi a ver as coisas de outra forma, todos eles foram muito importantes. 


Irene Augusta


  Na UFCD de CLC6 abordamos os temas Urbanismo e Mobilidade, mobilizando recursos, linguísticos e comunicacionais no reconhecimento das funcionalidades dos diversas sistemas de ordenamento de existências do planeamento urbano das oportunidades de trabalho em contextos urbanos, e do enriquecimento cultural que os fluxos migratórios geram, interpretando-os como fatores que reforçam qualidade de vida.
  Debatemos os temas contexto privados – construção e arquitetura: as obras, ruralidade e urbanidade, redes de equipamentos e a sinistralidade rodoviária, fluxos migratórios.
  Gostei muito deste módulo porque me ajudou a compreender as dificuldades dos nossos imigrantes quando vão para o estrangeiro, para terem melhor qualidade de vida, ter mais conhecimentos, cultura e lazer.
  A UFCD de CLC7 teve como objectivos: agir em contextos diversificados conseguindo identificar os principais fatores que afetam quer a mudança social, quer a evolução dos percursos individuais e sendo capaz de mobilizar saberes relativos à ciência e as dinâmicas institucionais de modo a poder formular opiniões críticas perante variadas questões.
  Neste módulo abordamos os seguintes temas: o elemento, processo e métodos científicos, ciência e controvérsias públicas, leis e modelos científicos.
  Este módulo foi muito produtivo porque adquiri competências e aprendi a redigir um currículo vitae que, de futuro, me ajudará a alcançar o mercado de trabalho, com a minha candidatura às diversas empresas
 No modelo de CLC5 aprendemos o papel relevante da massificação da leitura através da invenção da impressão, evolução das comunicações, aprendemos sobre a era dos computadores e o surgimento dos telemóveis, “macro e micro eletrónica”, aprendemos as virtualidades das TIC, essencialmente no campo industrial e empresarial, elaboramos um curriculum vitae e uma carta de apresentação, aprendemos aspetos sobre os media e a informação, procuramos conhecer bens culturais e artísticos disponibilizados pela Internet, debatemos o tema “a publicidade”. Assim, procuramos perceber as diferentes funções subjacentes ao fenómeno publicitário, aprendi “Media Art” e a “Web Art”, onde aprendemos coisas sobre os artistas e as ferramentas tecnológicas.
  Estes módulos foram muito interessantes porque são temas do nosso dia a dia.

ASS: António R


Sem comentários:

Enviar um comentário