Serviços - Princípios Básicos / Marketing de Serviços / Qualidade e Satisfação nos Serviços


Serviços – Princípios  Básicos 

  Neste módulo aprendi a definir os principais conceitos e características dos serviços. Algumas características dos serviços são: os clientes são “performances” intangíveis; os clientes têm envolvimento na produção dos serviços; outros clientes podem fazer parte desse processo produtivo; os clientes têm dificuldades em avaliar os serviços tecnicamente; não existem stocks de serviços o processo produtivo só se inicia quando o cliente entra no processo.
  Há três tipos de marketing:
Pacote de serviços oferecido pelo EvoraHotel  


  • Marketing interno,
  • Marketing externo,
  • Marketing interactivo -  o que está ligado ao cliente

Serviços prestado pela empresa Santander Totta

    

 Irene Augusta


Neste módulo debatemos os principais conceitos e características dos serviços.
Aprendi que o cliente não obtém propriedade, apenas tem acesso a recursos produtivos da empresa, os serviços são performances (intangíveis), os clientes têm o envolvimento no produto dos serviços, dificuldade em avaliar os serviços tecnicamente, e o fator tempo no serviço é muito importante.
Nos serviços existem 3 níveis de diferenciação: a oferta, o desempenho e a imagem.
Esta disciplina foi muito boa para o meu futuro porque me vai ajudar a entender o funcionamento de uma empresa no atendimento ao público, nos seus serviços.

ASS: António R



Marketing Mix de Serviços   

 Neste módulo aprendi a identificar e analisar as diferentes variáveis do Marketing Mix de Serviços. Os 8 P`s de serviços  estão relacionados com o processo, a natureza distintiva dos serviços especialmente o envolvimento dos clientes na prestação dos serviços e a importância do fator tempo, requer a inclusão nas estratégias de marketing de serviços de outros elementos estratégicos.
  Os 8 P`s de Marketing Mix de Serviços são os seguintes:






                                                                                                                            Irene Augusta






  Nesta UFCD aprendi os 8 P’s dos serviços que são os 4 P’s do Marketing de produtos e mais 4 P’s, o que dá origem aos 8 P’s do marketing de serviços.
  Nos 8 P’s de serviços é especialmente importante o envolvimento dos clientes na prestação dos serviços e a importância do fator tempo, requer a inclusão nas estratégias de marketing de serviços de outros elementos estratégicos.
  No Marketing Mix de Serviços temos os 8 P’S que são: Produto, Processo, Momento e Lugar, Produtividade e Qualidade, Pessoas, Comunicação e Educação, Evidência Física, Preço e Outros Custos dos Serviços. Aprendi a conhecer os diversos tipos de serviços.

ASS: António R





Qualidade e Satisfação nos Serviços


Neste módulo aprendi a aplicar as técnicas de satisfação do cliente com base nos critérios de qualidade da empresa. É muito importante uma imagem de qualidade no desenvolvimento das empresas face à sua concorrência. Nos serviços, há critérios que são semelhantes aos dos produtos mas têm algumas particularidades. A competência do pessoal em contacto corresponde às performances dos produtos. As dimensões tangíveis do serviço são semelhantes à aparência do produto, a fiabilidade assume um sentido particular para os serviços, uma vez que são as pessoas que fazem o serviço.

  • - Tangibilidade

    - Fiabilidade

    - Rapidez

    - Competência cortesia

    - Credibilidade

    - Segurança

    - Acessibilidade

    - Comunicação
    - Conhecimento do consumidor




    Irene Augusta

     
  Neste módulo aprendi que existem 5 critérios de avaliação da qualidade nos serviços que são, que pertencem ao Modelo Servqual: Empatia, Tangibilidade, Confiabilidade, Compreensão e Segurança.

  O modelo Servqual foi construído para permitir medir a satisfação dos clientes numa empresa de serviços, este modelo permite identificar situações típicas em que se verifica insatisfação dos consumidores perante a empresa.

 Esta UFCD foi muito interessante porque aprendi a perceber o funcionamento das empresas, os seus métodos de trabalho, e a medir a qualidades dos seus serviços.   

ASS: António R



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