Comportamento do Consumidor / Marketing - Centralidade no Cliente / Mercado - Comercialização e Segmentação / Estratégias de Fidelização


Comportamento do consumidor 

 Este módulo teve como objectivo identificar os principais comportamentos e atitudes dos consumidores na decisão de compra. Também aqui estudei o comportamento e o consumo por faixas etárias sobre o consumismo de café, no qual depois de ter estudado com mais alguns colegas, sobre o consumo do café, para além de me ter surpreendido a mim, também surpreendeu todos os meus colegas pelos benefícios que o café nos pode dar.

Irene Augusta


Nesta UFCD aprendemos a identificar e a analisar os principais comportamentos e atitudes do consumidor no processo de decisão de compra, quais as características dos consumidores, devido à sua faixa etária, às suas necessidades, aos seus gostos às suas preferências e poder de compra. Aprendi, também, que os diversos tipos de consumidores são:
  Seguro – É uma pessoa que gosta de segurança, pormenores e testemunhas e não gosta de riscos, hesitações e muita conversa.
  Despistado – É uma pessoa que gosta de facilidade, tudo incluído e compromissos e não gosta de confusão, de esforçar-se e de aldrabices.
 Paternalista – É uma pessoa que gosta do autêntico, do tradicional e criatividade e não gosta de conselhos, compras por impulso.
  Fuinha – É uma pessoa eu gosta de descontos, atenção e garantias e não gosta de luxo, perigo e novidades.
 Finasse – É uma pessoa que gosta de moda, exclusividade e desafios, e não gosta de incompetência, vulgaridades e take away.
 Sentimental – É uma pessoa que gosta de ser esforçado, ser contactado e não gosta de criticas, de pormenores e comprar sozinho.
Este módulo foi muito interessante porque aprendi a conhecer os vários tipos de consumidores.

 ASS: António R





Marketing – Centralidade no Cliente 

  Um bom técnico de Marketing tem de se centrar no cliente, compreende-lo, estudar o comportamento do consumidor para satisfazer as suas necessidades e desejos.
   No contexto de Marketing de massas (para todos) seria coerente orientar todos os esforços para o cliente, porém na perpectiva actual é prioritária a orientação para as preferências do consumidor final, que pode conduzir à continuidade do consumo do produto no futuro.
Irene Augusta



 Nesta DFCD aprendemos a importância dos clientes para as empresas na sua decisão de compra.
 Para as empresas é muito importante arranjar estratégias para cativar os clientes, para que o cliente se fidelize.
 Existem diversas formas de compreender o comportamento do consumidor tais como: estudando a sua personalidade, a sua imagem, estilo de vida, a sua maneira de decidir a compra, o seu agregado familiar, e o mais importante a decisão de compra com o consentimento da família.
  Este módulo foi muito interessante porque aprendi a conhecer um pouco os consumidores na decisão de compra de produtos ou serviços.

ASS: António R






Mercado - Comercialização e Segmentação 

 O módulo de segmentação foi muito interessante e muito importante para mim, pois aprendi que antes de abrirmos um negócio temos que fazer a segmentação do mercado para, desta forma, saber se o  negócio terá  futuro naquela determinada zona. 

Irene Augusta






  Nesta UFCD aprendemos que as empresas têm a preocupação em investir no marketing para cativar mais clientes, para terem mais lucros, empresas essas que se preocupam com o cliente, com as suas necessidades e desejos.
  Nas empresas a concorrência é constante entre produtos e serviços para poderem ter a maior parcela no mercado, as empresas preocupam com a imagem dos seus produtos e com a sua publicidade.
  Mas para as empresas terem sucesso no mercado tem que terem um bom produto, conseguirem lança-lo no mercado, desenvolverem as suas vendas, conseguir que o produto se venda e consiga satisfazer os clientes.
  Este módulo foi muito produtivo porque aprendi a conhecer o funcionamento de lançamento de um produto numa empresa.

ASS: António R






Estratégias de Fidelização

  Neste módulo aprendi a fidelizar um potencial cliente, quais as técnicas a ser usadas, os métodos, tanto a nível da posição dos produtos da loja como a nível de relação para com os clientes. 

Irene Augusta




  Nesta UFCD aprendi que é muito importante para as empresas fidelizar os clientes para que essa empresa consiga-se estabelecer no mercado, sem os clientes a sua empresa ira fixar.
  Para influenciar a satisfação dos clientes as empresas colocam produtos e serviços de qualidade, presos justos, condições de pagamento satisfatórios, comprem com os prazos e compromissos assumidos, descontos e ofertas especiais para que o cliente se sinta confortável empresa ou na loja e que de futuro fique cliente assíduo.
  Este módulo foi muito interessante porque aprendi a compreender as necessidades dos clientes no acto de compra de produtos ou serviços.
   ASS: António R











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