Plano de Marketing / Gestão de Comunicação de Marketing / Comunicação Mix / E- Marketing Mix / Planeamento de Meios


Plano de Marketing 

    A teoria é muito importante para qualquer trabalho, neste módulo depois de termos tido a teoria, começamos por fazer um Plano de Marketing para um produto que tivemos que inventar, não existente no mercado, pois tinha que ser totalmente novo.

    O Plano de Marketing foi feito em grupo, o produto que inventamos foi um produto de beleza feminino, ao qual demos o nome de YoungForever.


   Eis aqui o produto de invenção, propositadamente para a beleza feminina.


Irene Augusta




  Nesta UFCD aprendi a fazer um plano de marketing.
 O plano de marketing tem como objectivo desenvolver planos, estratégias e táticas, organiza e coordena, orienta e controla, motiva e comunica.
  Aprendi que o plano de marketing fixa os objetivos de Marketing na empresa e sugere estratégias para os atingir.
  O processo de planeamento de um plano de marketing implica:
  Efetuar pesquisa de mercado dentro e fora da empresa, analisar os pontos fortes e fracos da empresa, fazer previsões, fixar objetivos de marketing, criar estratégias de marketing, definir programas, estabelecer orçamentos, rever os resultados e re-examinar os objectivos, estratégias ou programas.
 Antes de poder decidir os seus objectivos de marketing e estratégias futuras, precisa de compreender a posição da sua empresa, mas a análise da situação pode ajuda-lo a:
rever o clima económico e de negócios, tomar em consideração a posição da empresa nos seus mercados estratégicos e áreas – chave de vendas, examinar os pontos fortes e fracos da empresa, comparar a empresa com a concorrência, identificar oportunidades e ameaças.
 Esta UFCD foi muito interessante e fiquei a saber como as empresas lidam com as suas necessidades em ralação ao mercado, quando as empresas lançam um novo produto no mercado, qual o seu público-alvo e que, se um plano não for bem elaborado, corre o risco de o produto não ter sucesso no mercado.

ASS: António R




Gestão da Comunicação

   Este foi um dos módulos que mais me deu prazer fazer, pois aqui tivemos que pegar no trabalho do Plano de Marketing e comunicar esse mesmo produto, elaborando um Plano de Comunicação, isto é, fazer publicidade ao produto YoungForever utilizando diversos meios de comunicação.

Outdoor
Revistas da especialidade 
Carrinhas de distribuição
  Estas foram as várias publicidades que foram feitas ao produto YoungForever, desde outdoors, revistas da especialidade, entre outros. A publicidade também estava presente nas carrinhas de distribuição.  




Vídeo de publicidade ao produto YoungForever


Vídeo de publicidade

Irene Augusta




 Neste módulo realizamos um plano de comunicação para melhorarmos a comunicação do nosso produto, produto esse a garrafa cyan. Escolhemos um plano de comunicação infalível, ou seja, divulgamo-la através das redes sociais, de entre estas destaca-se o Facebook.
  Para que o nosso produto seja bem sucedido no mercado tem que ter certos requisitos: Publicidade nos media, Relações públicas, Forças de vendas, Merchandising e Promoções de vendas.
Para podermos comunicar o nosso produto é necessário:
  • Uma fonte ou emissor;
  • Uma mensagem;
  • Um destinatário ou receptor;
  • Um vetor ou um suporte de mensagem que permita encaminha-la até ao recetor.
  Todos sabemos que marketing é inovar o produto, por vezes, fica reduzido na simples comunicação, para isso tem que partilhar visões sobre esta temática do desconhecimento que existe relativamente às potencialidades o que, para qualquer empresa, é fundamental.
  Este módulo foi muito interessante porque tomei conhecimento dos passos para a divulgação de uma empresa, produto ou serviço ao público-alvo.
   ASS: António R



Comunicação Mix  

  Este módulo foi muito instrutivo, trabalhoso, gratificante e divertido pois, através da teoria de Merchandising aprendi como devem estar organizados os produtos nas lojas, desde o seu posicionamento, aos lineares, as cores, a forma como devem estar posicionadas as luzes, etc. 
  Em grupo, fiz uma maquete sobre o ponto de venda e a loja que fizemos foi de lingerie e de produtos de cosmética. O nome que demos à loja foi “Afrodite” e a maquete, depois de concluída, foi posta em exposição no centro de formação-CFPIC. Este trabalho deu-me imenso gozo fazer.


Eis a famosa loja "Afrodite"
Irene Augusta




  Neste módulo aprendi em que consistia o merchandising, consiste num conjunto de técnicas de aplicação utilizadas, separadamente ou em conjunto, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda, a adaptação das necessidades ao mercado e a apresentação apropriada das mercadorias.
  Neste UFCD elaboramos uma maqueta de um ponto de venda, na qual aplicamos as várias técnicas de merchandising.
 Este módulo foi muito interessante, porque aprendi algumas técnicas e formas de cativar os potenciais clientes sem os induzir a comprar contra a sua vontade, utilizando as variadíssimas técnicas.

ASS: António R




E-Marketing Mix 


  Como o próprio nome do módulo indica, aqui fiz um site com a divulgação do produto realizado no módulo Plano de Marketing, sobre o produto "YoungForever"
  Como todos sabemos a Internet é hoje uma parte essencial no quotidiano do consumidor e é determinante na forma como estes selecionam o melhor fornecedor, escolhem os produtos, interagem com marcas e realizam as suas compras. O E-Marketing vai muito mais além do comércio eletrónico, na medida em que analisa cada uma das variáveis de Marketing. Como um site só é visitado quando todo o seu conteúdo é atrativo a nível de desing e de informação, no site que criei para a publicação do produto YoungForever, tive este mesmo cuidado. O site não conteve só o produto YoungForeverf, como também, vários produtos de beleza feminina.



Esta é a página principal do site YoungForever



Esta é a página de cremes de rosto

 Irene Augusta


 


   Neste módulo elaboramos um site sobre o nosso produto, produto esse a garrafa cyan e os seus produtos, onde personalizamos a página principal, com hiperligações às páginas secundàrias dos restantes produtos.
  Este módulo foi muito gratificante porque pôs a minha criatividade em prática na construção de uma página na internet, pagina essa construída no Word.  

ASS: António R





Planeamentos de Meios  

  Neste módulo aprendi qual a utilidade dos vários veículos de comunicação para a publicidade. Atualmente, o principal, ou o meio mais utilizado para publicidade, é a internet. Pois este meio de comunicação, permite ao seu utilizador filtrar a informação que quer receber.
  Há vários veículos de comunicação, e muitos deles têm aumentado a sua importância no Marketing. 









 Aqui fiz um trabalho em grupo sobre um veículo de comunicação, que foi sobre a rádio.

Irene Augusta






  Nesta UFCD elaboramos várias fichas de trabalho e um trabalho em power point sobre meios de comunicação onde debatemos as diferentes vertentes do tema internet e onde falamos sobre a sua importância, quando é utilizada como veículo de comunicação no marketing, quais os fatores qualitativos e qual o resultado esperado como meio de comunicação, a sua cobertura de frequência na comunicação no seu público-alvo e a apresentação de um orçamento publicitário na sua divulgação.
  Esta UFCD foi muito produtiva porque me ajudou a compreender os vários meios de comunicação, a sua importância com a publicidade e os seus custos inerentes para as empresas.

ASS: António R





















































1 comentário:

  1. Permita-me apresentar-lhe os SERVIÇOS DE FINANCIAMENTO LE-MERIDIAN. Estamos diretamente no financiamento puro de empréstimos e projetos em termos de investimento. Oferecemos soluções de financiamento para empresas privadas que buscam acesso a fundos nos mercados de capitais, como petróleo e gás, imóveis, energia renovável, produtos farmacêuticos, assistência médica, transporte, construção, hotéis e etc. Podemos financiar até US $ 900.000.000.000 ( Nove Cem Milhões de Dólares) em qualquer região do mundo, desde que o nosso ROI de 1,9% possa ser garantido nos projetos.
    Serviço de Financiamento Le-Meridian. E-mail Contato info@lemeridianfds.com
    WhatsApp ... + 19893943740.

    ResponderEliminar