Mercado - Estudo e Analises / Mercado - Características e Benefícios


Mercado – Estudo e Análises 

  Este módulo foi dos  primeiros, em relação ao mercado. Nele foram abordados diversos conteúdos nos quais os objectivos eram planear e executar estudos de mercado e analisar os seus resultados. Neste abordei os conteúdos programáticos, dentro dos quais analisei a Noção de Mercado, como fazer um estudo de mercado, tipologia de estudo de mercado, como planear o estudo de mercado e, por fim, fazer e executar um estudo de mercado, recolhendo os dados e avaliando os resultados.
  Em grupos de dois, fizemos um plano para um estudo de mercado de uma empresa, a empresa que escolhemos para fazer o Plano de Estudo de Mercado, foi uma empresa de peças para automóveis, à qual demos o nome de “Auto Peças H&I”, o qual foi muito gratificante, porque aprendi muito com este trabalho.
Esta foi a empresa à qual fiz um estudo de mercado.
Irene Augusta




   Nesta UFCD abordamos todos os passos a seguir para a abertura de uma empresa.
  Os passos são os seguintes: definição da empresa, caracterização do meio, atitudes dos consumidores, processos na decisão de compra, elaboração de um questionário com perguntas abertas, fechadas e questões livres.
  Elaboramos um estudo aprofundado, com o objetivo de conhecer as características dos inquiridos e todo o meio envolvente do local onde se situaria a futura empresa, todo este processo será para verificar se a empresa terá viabilidade.
  Realizamos inquéritos sobres os hábitos de consumo e comportamentos dos consumidores.
  Este módulo foi muito bom porque me ajudou a estudar a região e fazer um inquérito para a existência de uma futura empresa.

ASS: António R





Mercado – Características e Benefícios  

  Identificar as características e os benefícios dos diferentes tipos de mercado reconhecendo a influência das variáveis de mercado na atividade comercial, foram os conteúdos principais deste módulo. Aqui fiquei a saber que, na visão do marketing, o mercado é o conjunto de todos os consumidores reais ou potenciais de um produto, no qual é possível distinguir vários níveis.
Boneca Barbie borboleta, é a diferenciação das outras bonecas.  




Irene Augusta



  Neste módulo debatemos os conteúdos sobre as características e benefícios dos mercados, mercado real e mercado potencial e as suas variáveis do mercado.
  Nesta disciplina elaboramos um trabalho de grupo sobre uma empresa – Mattel – (sobre a boneca barbie), onde debatemos a definição do seu mercado, o seu mercado potencial, mercados disponíveis, mercado alvo, mercado penetrado e o mercado real.
  Este módulo foi muito produtivo porque vai ajudar-me, futuramente, a perceber os mercados existentes. Se um dia pretender criar uma empresa já saberei abordar o mercado.

ASS: António R
















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